- Criatividade: Desde a promulgação da nova lei eleitoral, mais precisamente no que se refere a propaganda, os marqueteiros e coordenadores das campanhas se viram para dar visibilidade aos seu candidatos e ao mesmo tempo não cometer crime eleitoral. A criatividade é fantastica, são inumeras as maneiras de capturar os votos além de bonecos, jingles, slogans, banners, enfim...
- Poluição: A Forma exagerada na divulgação de candidatos nos carros de sons é simplesmente insuportável, é maciço o uso de jingles, e mais que isso o volume do som é insuportável. Nos bairros da cidade isso se vê diariamente. No centro não se ouve esse apelo sonoro e nesse sentido os moradores do centro estão protegidos, mas nos bairros e vilas é impressionante a falta de sensibilidade de alguns representantes de candidatos. Isto na minha modesta opinião cria uma antipatia ao candidato, não existe limite. Agora no aspecto de visulização o exagero chegou aos canteiros da via pública, tá correto, tá dentro da legalidade, mas está parecendo um concurso de quem coloca mais cavaletes, será que existe um ranking e eu não estou sabendo. Mas isso dá pra medir uma coisa, está ai estabelecida a campanha rica e as demais, pergunto a você eleitor: Você vota pelo visual da campanha ou pelo conteúdo das propostas?
- Perigo de dano: Isso pode acontecer sim. O dano pode ser causado por propaganda eleitoral, por material que pode ser arremessado contra veículos, pedestres ou atrapalhar a visibilidade do motorista causando um acidente, quem paga? Santa Maria é uma cidade que é bastante atingida por ventos, e podemos ter problemas com material mal fixado e isso poderá causar dano passível de indenização. Caso isso ocorra, registre a ocorrência.
- Xenofobia: Isso me parece no mínimo incoerência, pedir ao eleitor que vote somente em candidatos da cidade. O que é isso. Até parece que os nossos candidatos não buscam votos em outros municípios, estamos criando um feudo eleitoral, uma reserva de mercado do voto. Alguns de nossos candidatos não contemplam propostas de nossa comunidade, até por que não existe meio disso acontecer, não pode um único candidato atender a todas as demandas e comprometer-se com elas; portanto o que vale é a proposta. Se você sentir-se identificado nesse ou naquele vote consciente, o maior apelo não é o do candidato e sim as nossas demandas. Seja responsável por sua decisão. Assim como cada ser humano, seu voto é único. Faltam 18 dias para a eleição.
Magno Garcia
Nenhum comentário:
Postar um comentário