Chuleada no tempo

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

POLITICA, POLITICOS, CIDADÃO, CIDADANIA E OPORTUNIDADES!

Muitas pessoas sentem-se indiferentes diante desse momento de intensa movimentação de partidos, candidatos, militantes e tudo mais que gravita na órbita da política nacional.
Mas também são momentos de se tirar aprendizados, dentre eles vou falar de como vejo a apresentação dos candidatos.
Como esse postulante a um cargo que lhe vai ser conferido pelos resultados das urnas constrói a relação com seu eleitor?
São muitas as variáveis e vou falar de uma facilmente percebida:
Além de serem afetados pela soberba entende que simplesmente pagar agências, proporcionarem festas e jantares, contratarem pessoas para distribuir panfletos, dar uma visibilidade de pop star com jingles, vinhetas e efeitos cooptará os votos pretendidos.
Outros entendem que o seu currículo como político, fala por si só, do tipo: “Ocupo há tantos anos a cadeira tal e blá, blá, blá”. Este tipo já perdeu a identidade com o povo, com o eleitor. Depois de atingir seus objetivos com a eleição passa a ter outro tipo de preocupação, pois seu afastamento da base lhe deu uma outra visão, os níveis de relacionamento mudaram e o novo ambiente os contaminou.
Este tipos é facilmente identificado, já tiveram sua oportunidade e muito fizeram, pouco fizeram ou nada fizeram e prometem agora fazer. Só pra se ter idéia dos tipo, vou falar do humorista TIRIRICA, Candidato a deputado Federal por São Paulo. Ele diz em seu espaço eleitoral o seguinte: “Que faz um deputado federal?  Na realidade eu não sei. Mas vote em mim que eu te conto”. E com a indumentária já conhecida completa com o slogan. “Pior que ta não fica, vote no Tiririca”. Desse tipo nós sabemos o que podemos esperar.

Oportunidade, essa é a palavra! Entendo que devemos dar a oportunidade para a mudança, para o novo, para a proposta possível e coerente, não devemos temer por tentar mudar. Mudar faz parte do nosso dia a dia, estamos sempre querendo mudar para melhorar. Existem de fato alguns setores que quando andam bem devemos manter, mas em outros pelo amor de Deus, fica muito distante do que entendemos como satisfatórios. Alguns sites que tratam de transparência, nos permitem avaliar o desempenho destes políticos, mas infelizmente não estão ao alcance de toda a população.
Uma coisa realmente me impressiona:
O povo – Este sim é fantástico, ele é extremamente receptivo, ele quer ver, tocar, ouvir, falar e entender as propostas de quem o aborda para pedir sua atenção e convencer no seu voto. Agora eu entendo o que faz existir o MILITANTE, ele é tomado de paixão, um sentimento de cidadania imenso, ele está a frente, ele que ouve, fala, toca, vê a necessidade e esse contato com as pessoas lhe fazem aflorar a vontade de ajudar a mudar. Começa um grande comprometimento com o seu candidato e com aquela pessoa ou comunidade, sempre existe uma reclamação, um agradecimento um pedido. Muitos dos candidatos fogem desse contato eles quase que invariavelmente são escoltados com uma tropa de choque e como disse anteriormente são quase eu, disse quase pop star.
Tenho caminhado ao lado do meu amigo, meu parceiro de negócio, uma figura que sente estar recebendo uma oportunidade, que apesar de divergir ás vezes, aprendi a admirar por ter coragem de assumir desafios, de empreender e de acreditar que tudo pode ser diferente, e para isso tem que se ouvir o povo, estar com ele, sentir suas manifestações e mais que isso apontar caminhos e soluções. Este amigo nunca teve cargo público como político, nunca teve nenhum mandato, tem caminhado por bairros, vilas e centro da cidade, percorreu 92 municípios no estado, tem ouvindo das pessoas que elas estão cansadas dos políticos de carreira. Tem identificado problemas e acolhendo demandas, você ainda pode ser visitado por ele. Um camarada que já esteve em vários setores, desde ponta de caixa de supermercado, funcionário publico, empresário e advogado á mais de 20 anos, um incansável Don Quixote contra os juros bancários. Amigos esse meu amigo é meu candidato É Ronaldo, é Brasil é 4010 para Deputado Federal. Ele quer uma oportunidade e você pode ajudar!


Magno Garcia

Nenhum comentário: