Ontem assisti a decisão entre Novo Horizontino e 14 de Julho, foi uma partida emocionante, onde a equipe do Novo Horizonte, que a torcida se intitula BECO, foi a vencedora por 3 gols contra 1 marcado pelo 14 de Julho. Fora todos os debates e criticas pós jogo, o saldo que tirei foi o seguinte:
Santa Maria é forte mesmo no futebol amador, o futebol amador gera renda, gera consumo (bebida, material esportivo, transporte, prestação de serviços) o futebol amador mexe com as emoções, cria produto de venda de cotas de patrocínio para rádios e jornais, o futebol amador apaixona. As duas torcidas o tempo todo apoiando seus times, mas o destaque principal foi o da torcida do BECO, que cantou e batucou o tempo todo, agitando bandeira e incentivando seu time.
O que precisa para o poder público apoiar e investir no esporte amador? É o único espaço de lazer da periferia, e olha que não é mais só da periferia não. Existe muitos atletas com condições financeiras melhores e que buscam a prática do futebol na periferia, pois é na periferia que existem os times mais competitivos, a propósito, existe algum time do amador, que não seja de periferia? Eu não conheço, mas se houver desculpe-me.
Nos times da cidade, encontramos empresários, contadores, dentistas, médicos, advogados entre outros, todos praticando o futebol, eu não estou falando nos veteranos e sim nas outras categorias.
Como diz o Faisca: "O meu amadô é o trem pagadô". Espero que as autoridades não vejam o futebol amador apenas em períodos eleitorais. Precisamos urgentemente de um estádio municipal.
Quero por fim manifestar a minha admiração, respeito e reverência ao Presidente Danilo Silva, da liga Santamariense de Futebol Amador, que tem lutado para que as competições sejam cobertas de êxito, na maioria da vezes com muito sacrifício, mas que por sua conduta serena e com sabedoria sempre atinge as metas e corresponde as expectativas. Parabéns ao Campeão e a todos os clubes que participaram da competição.
Magno Garcia
Nenhum comentário:
Postar um comentário