O Programa de Qualificação Profissional para a Cadeia Produtiva da Economia do Carnaval – Indústria Criativa identificou, a partir dos diálogos feitos no Grupo de Trabalho, duas ações imediatas de qualificação para atender as demandas existentes:
1 – Cursos de Formação Inicial e Continuada - Bolsa Formação/Pronatec
Os cursos de formação inicial e continuada tem a finalidade de qualificar as pessoas que participam diretamente da fabricação/organização do carnaval, melhorando a sua condição de inserção no mercado de trabalho. Foram construídos em parceria com a AECPARS, Superliga do Rio Grande do Sul – Liga e Associações Carnavalescas (SULIRGS), SEDAC, STDS, SJDH, SSP, Senai, IF RS e Senac.
2 - Cursos de Extensão em Gestão para o Carnaval – Rede Escola de Governo.
Os cursos de extensão tem o objetivo de qualificar os gestores públicos e de entidades carnavalescas dos municípios. Foram construídos em parceria com AECPARS, SULIRGS, SEDAC, SJDH, Rede Escola de Governo (REG / FDRH) e Faculdades Integradas de Taquara / RS (FACCAT). Concebidos dentro do programa de Gestão de Políticas Públicas proposto pela Rede Escola/FDRH, os cursos trabalham com a compreensão do Carnaval como um processo cultural, econômico e comunitário, compreendendo de maneira integrada e responsável as diferentes etapas que o compõe.
Os cursos iniciam, em abril de 2013, na cidade de Porto Alegre, com uma turma de 40 alunos. Está prevista uma segunda turma para o 2º semestre de 2013, em uma cidade do interior, para formar 40 alunos. Existe grande possibilidade de Santa Maria sediar o curso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário