Chuleada no tempo

quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

ACABOU A POLARIZAÇÃO?

Resultado de imagem para lula x bolsonaro
Foto da internet
Como sempre, antes de escrever tenho que abrir preliminares, pois infelizmente estamos sujeitos a críticas de analfabetos funcionais, e minhas preliminares servem como uma vacina, para dizer que minha opinião é isenta, não faz juízo de culpados ou inocentes, tento ver o momento político pela janela e não por uma fresta. Uma forma de ver o que é bom para o país, para a eleição, para o eleitor, na verdade o que nos será oferecido como candidatos.

Enquanto uns só pensam em prisão em condenação eu penso em o que será bom para o país, sei que não sou sozinho nesse pensamento e nem tenho a pretensão de ser o dono da verdade. Eu tenho medo da polarização, temos ao longo de anos sofrendo eleições pobres de conteúdos e de renovação. O discurso de ódio e de desqualificação dos adversários não tem mais espaço. O voto pelo medo o voto de protesto fabrica figuras estéreis, sem conteúdo, fazem crescer ou aparecer políticos sem expressão. O tiririca é um clássico exemplo; com os votos de protesto dado a ele pelos eleitores de São Paulo, patrocinado por Valdemar Costa Neto levou pelo menos quatro outros com votação inexpressiva.
A polarização pré-campanha está estabelecida, recentemente postei em minha Time Line sobre a interpelação que me foi feita, “Tu vais votar no Bolsonaro? Eu disse: Não, ao que ele concluiu; tu vais votar no Lula”.

Essa polarização é danosa, não acrescenta, não melhora. Impede, isso sim, o surgimento de alternativas, as pessoas querem prender, condenar exterminar não pensam em melhorar, corrigir e escolher melhor. Se lula não for candidato diminuirão os votos de Bolsonaro, pois isso se estabelece com a presença de Lula, por sua popularidade. Isso faz com que outras candidaturas fiquem a margem. Existem possibilidades de novas propostas, outras visões; espero que estas sejam melhores para o pais. Temos que combater a corrupção sim, não devemos facilitar que ela se instale e muito menos nos aproveitar dela. Temos que sermos vigilantes para termos um melhor futuro. Na confirmação da condenação de lula outras candidaturas crescerão nas próximas pesquisas e Bolsonaro deve perder espaço, pois o antilulismo fez nascer Bolsonaristas. É compreensível por tudo o que se viu, ouviu e está acontecendo no meio político; tomara que isso não pare na condenação de Lula e para os fundamentalistas isso acabará com a prisão do ex-presidente.  Se isso fora solução... só o tempo dirá, mas acredito que não teremos polarização. 

Magno Garcia

Nenhum comentário: