Foto: Gilnei Machado |
A atividade teve como painelista Carlos Orling, Secretário de Formação Política do PSB/RS e Chefe de Gabinete do Vice-Governador do Estado.
O objetivo do evento foi preparar a militância para as eleições de 2012.
“Os filiados precisam aprofundar seus conhecimentos em três áreas, basicamente: história, economia e política. O domínio destas três ciências faz com que o militante tenha maior capacidade de intervenção na sociedade”, afirmou Carlos Orling.
Para o Secretário de Formação Política do PSB/RS, “a luta de classes ainda existe, pois vivemos numa sociedade capitalista, onde os meios de produção e a renda estão concentrados nas mãos de uma pequena parcela da população.”
O painelista afirmou que os partidos políticos podem ser divididos em três grupos, a partir de uma matriz ideológica: socialistas, social-democratas e conservadores.
De acordo com Carlos Orling, “os partidos socialistas buscam a transformação da realidade social e econômica do país e representam, de forma legítima, os interesses dos trabalhadores e dos pequenos e médios empresários”.
“Os partidos identificados com a social-democracia, buscam, essencialmente, apenas reformas no atual modelo econômico, sem grandes transformações,” disse o painelista.
O terceiro grupo, segundo Orling, reúne políticos conservadores e que não estão interessados em qualquer tipo de transformação ou reforma do atual modelo capitalista. Este grupo, na opinião do painelista, “representa a elite econômica que detém o controle dos meios de produção(capital).”
Orling também falou sobre o sistema eleitoral do país. “O atual sistema eleitoral brasileiro permite que as classes sociais menos favorecidas não tenham maioria nos parlamentos”, disse o dirigente socialista.
O evento encerrou o I Ciclo de Palestras e cumpriu, com êxito, um das principais finalidades de um partido socialista: promover a educação política de sua militância.
Por Paulo Ritta
Nenhum comentário:
Postar um comentário