Chuleada no tempo

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Ontem vi, ouvi e vivi.

Que foi tumultuada a votação do aumento do preço das passagens do transporte coletivos. E que existem aspectos interessantes que se devem levar em conta. Um deles é a tão falada planilha, que alguns justificam sua legalidade e outros tantos à contestam. Ouvi pelo representante do DCE algo que é fato. As empresas de transportes coletivos compram seus combustíveis no atacado, com preço diferenciado e isso lhe proporciona comprar por preço menor. Outra dado, exploram comercialmente os espaços com propagandas aumentando sua receita, isso deveria ser considerado na planilha. Criou-se os feudos no transporte coletivo de Santa Maria. Sei que essa discussão é de tempo, a quem interessa a solução? A abertura de licitações para a exploração dessa fatia do mercado acho que seria uma boa idéia, abrir o mercado para outras empresas com absoluta certeza aumentaria a oferta, melhoraria as condições do transportes, baixariam o preço, geraria mais empregos, etc...

Por outro lado, a tarde tive a lamentável necessidade de ir ao PA (Pronto Atendimento). Levei meu filho para ser atendido. O Desrespeito é flagrante, a falta de preparo, o descaso com os usuários do sistema é uma coisa absurda. Pessoas idosas com dores com falta de ar esperando pela boa vontade dos descumpridores do que está escrito em banners distribuidos pelas paredes do PA. Idoso tem prioridade. Atender com prioridade o idoso não é uma bondade de quem administra, é lei. Tem uma metodologia de parecer que é ágil o atendimento. Após fazer a ficha, aguarda-se uma triagem, após a triagem aguarda-se para ser chamado para o atendimento, após ser chamado para o atendimento, aguarda-se pelo próprio atendimento. 
E assim é feito: O que está sentindo? onde doe? teve febre? e pronto, nem tocar no paciente. Após esse maravilhoso atendimento é prescrito uma receita. FALTA QUALIDADE,  falta médico, falta estrutura......até quando?
Esperar horas é o mínimo. Uma coisa que me deixa irado é quando alguém com dor espera  atendimento e chega um detento, que queimou colchão, que rebentou grade, que fez baderna na cadeia, que brigou, enfim.... e esse elemento que para estar na cadeia já deve ter feito algo que justifique sua situação, tem prioridade no atendimento, vem com escolta e é atendido antes que todos.... sinceramente é uma vergonha. Se cair de bicicleta e chamar os bombeiros ou a brigada tenha  certeza de prioridade no atendimento. Isso tem que acabar.
Mas pra não ficar nas criticas, vou apontar sugestões:
- Melhorem o atendimento nos postos dos bairros, ampliem os horários das consultas, contratem mais profissionais, busquem os recursos, preocupem-se com a população.
- Melhorando a condição dos postos desafogará o  PA que poderá cumprir sua finalidade, que é de Urgência e Emergência.
Sem falar que é muito sujo o PA, a vigilância sanitária deveria dar uma olhada lá. Será que seria interditado?

Uma convite!
Quando você estiver p. da cara e quiser se indignar mais, vá ao PA e constate o que escrevi.

Magno Garcia



Nenhum comentário: