Chuleada no tempo

domingo, 16 de outubro de 2016

SEGUNDO TURNO - Santa Maria/RS

Montagem: Magno Garcia
A definição do voto é algo extremamente importante, são vários critérios que o eleitor usa, importante ter esse critério, seja ele ideológico, partidário, por simpatia, seja lá qual for, não pode é não ter critério. Eu respeito quem depois do primeiro turno opta por fazer campanha por quem no primeiro foi seu adversário, mas enfim, é da democracia o voto é seu, intransferível. Mas acho no mínimo incoerente, eu no primeiro turno fui vencido (o projeto que escolhi) então agora é só eu e a urna, como o voto é secreto eu uso meus critérios e voto. A coligação terminou o projeto que eu escolhi e defendi, não disputa mais essa eleição. Inclusive durante a campanha alguns desqualificam e são desqualificados suas propostas, e agora, por que estão juntos? Como já disse, é da democracia, mas cá pra nós, pra alguns fervorosos defensores da proposta anterior e juntos com o adversário, querem mesmo é uma boquinha, e pra mim é a pior parte da politica, estraga a democracia .
É importante conhecer a Lei Eleitoral. Quando em um município com mais de 200 mil eleitores, no primeiro turno, nenhum candidato atinge mais de 50% dos votos válidos, acontece o segundo turno. Portanto em Santa Maria teremos que retornar as urnas, no dia 30 de outubro. Disputarão os candidatos Valdeci Oliveira e Jorge Pozzobom, o  vencedor será o que alcançar a maioria dos votos válidos, no caso de empate no segundo turno, será eleito o que tiver mais idade.
Caso um dos candidatos vencedores do primeiro turno venha a sofrer algum tipo de impedimento, o candidato que obteve a terceira maior votação entra na disputa.

O Eleitor é soberano nesse processo, mas sua escolha pode e vai impactar na vida de toda a coletividade, portanto, faça a escolhe com sabedoria, sua escolha, a minha escolha tem que refletir positivamente para todos nós.

Magno Garcia

Nenhum comentário: